Gabrielle


24/10/2015

Debutar

A Festa de Debutante

O baile de debutantes é um rito de passagem ao qual as jovens são submetidas, geralmente sendo realizado quando as mesmas completam quinze anos. Completando o décimo quinto aniversário de uma mulher, pedia-se uma linda festa de comemoração, onde ela seria apresentada oficialmente à sociedade, começando assim uma nova fase de sua vida.


A partir do seu "début", a jovem moça passava a freqüentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepcão dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.


Aqui, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa.


Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Atualmente, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possui dois significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). Continuando o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.


Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora é realizado com apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único.

Next

Aos meus convidados

Queridos amigos e familiares, no dia do meu aniversário espero todos, será um prazer e uma alegria imensa tê-los em minha festa. Agradeço em especial aos meus Pais que estão proporcionando este momento único e inesquecível. Por vocês e com vocês o meu dia será ainda mais especial e alegre, e seus carinhos demonstrados das mais variadas formas, aquecerá o meu coração e colocará vários sorrisos em meu rosto. Quem tem amigos e familiares como vocês, tem a certeza da alegria, do amor, do conforto da amizade sincera. De coração, eu agradeço a todos vocês e espero contar com todos.


Next

Álbum de fotos

Endereço

Surreal Buffet - Av. D. Pedro II, 1960 - Santo André.

Next